domingo, 13 de outubro de 2013

Vital Brazil.

      Vital Brazil é mundialmente conhecida pela descoberta da especificidade do soro antiofídico  dos soros específicos contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião.
    Estudo medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em meio a grandes dificuldades financeiras, vindo a formar-se com brilhantismo em 1891. Retomando a São Paulo, clinicou em varias cidades do interior do Estado. Durante essa época, presenciou a morte de varia pessoas, principalmente lavradores, devido a mordidas de serpentes.
    Ele era um médico sanitarista e atuou em frentes diversificadas: participou das brigadas de combate contra a febre amarela e a peste bubônica, em várias cidades no Estado de São Paulo e, coincidentemente, algumas décadas mais tarde, seu primo - Dr. Adhemar Paoliello, igualmente formado pela faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, médico da The Rockfeller Foundation, dedicar-se-ia, também como sanitarista, ao mesmo ideal de combater a febre amarela e a peste bubônica  no Brasil e no exterior. Criou uma das primeiras escolas brasileiras que alfabetizavam crianças  de dia e adultos à noite; desenvolveu materiais de informação sobre como se proteger das cobras e de outros animais peçonhentos para as pessoas do campo; inventou uma caixa de madeira barata e segura para que os fazendeiros pudessem capturar as cobras e firmou convênios co as estradas de ferro para transporte-las, pois eram essenciais à fabricação do soro.
    A convite do gênero estadual, Vital Brazil ingressou, em 1897, no Instituto Bacteriológico  do Estado de São Paulo, dirigido pelo sábio Adolfo Lutz. Foi então que tiveram inicio suas pesquisas. Vital Brasil trabalhou junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas no combate à peste bubônica, ao tifo, à varíola, e à febre amarela.
    Recebeu do governo Rodrigues Alves a Fazenda Butantan, às margens do Rio Pinheiros, São Paulo, que viria a se tornar, posteriormente, o Instituto Butantan, onde foram desenvolvidos trabalhos, sem tréguas, num ambiente desprovido de recursos. Os primeiros tubos de soro antipestoso começaram a ser entregues após quatro meses de trabalho.
    Em 1903, surgiu o soro antiofídico (Piroplasma vitalli), parasita no sangue dos acaés  Após esse evento, outros soros foram produzidos no Instituto Butantan. As vacinas produzidas também serviam no combate ao tifo, à varíola  ao tétano  à psitacose, à disenteria bacilar e à BCG. As sulfuras e as penicilinas vieram mais tarde. As picadas de aranhas venenosa, de escorpiões e de lacraias deram origens a novos soros.
     Vital frequentou, por longo tempo, o Instituto Pasteur. Também é o fundador do Instituto Vital Brazil, em Niterói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário