segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Anfíbios

Cecílias, salamandras e rãs são todos anfíbios da floresta tropical. Os anfíbios respiram através da sua pele de forma que precisam mantê-la úmida. Por isso passam boa parte do tempo na água.

O cecílio

O cecílio se parece com uma minhoca ou uma enguia, mas não é uma nem outra. Também é conhecido como enguia de borracha ou verme Sicília. O cecílio enterra-se no solo úmido da floresta tropical. Esse vertebrado possui mandíbulas e dua fileiras de dentes. Quase cego, ele encontra o caminho com seus tentáculos. O cecílio tem comprimento de 12,7-35,5 cm (5-14 polegadas) e  0,6-2,5 cm (0,25-1 polegada) de espessura. Ele alimenta-se de insetos e vermes. Seus inimigos são pássaros, peixes e cobras.

O cecílio sem membros tem ranhuras circulares em seu corpo que fazem com que se pareça uma minhoca.


A Salamandra

As salamandras possuem corpos esguios, pernas curtas e rabos compridos. Elas se parecem com os lagartos, mas não têm escamas. Como os lagartos, esses vertebrados são capazes de regenerar seus membros perdidos. A maioria deles não tem pulmões ou guelras- eles respiram através da sua pele úmida  A maioria das salamandras femininas põe  ovos na água. As salamandras possuem uma pele em cores brilhantes e podem ser venenosas. Quando ameaçadas, algumas salamandras se defendem segregando um líquido venenoso da sua pele. As salamandras comem insetos e vermes. Ela servem de alimento para lagartos, pássaros e cobras.

A salamandra- tigre é geralmente terrestre e normalmente volta à água somente para chocar.

As Rãs 

As florestas tropicais estão cheias de rãs incomuns. As rãs são os anfíbios mais comuns na floresta tropical. A maioria dessas rãs vive em árvores. Algumas se parecem com folhas mortas e assim podem esconder-se dos seus inimigos. Outras, como a rã-de-olhos-vermelhos da América Central e do Norte da América do Sul, são ativas durante a noite. Com exceção dos seus grandes olhos e pés vermelhos, essas rãs são de um verde brilhante com lados azuis e tiras brancas. O coração e outros órgãos da rã- de- vidro, semitransparente, pode ser visto através de sua pele.

A coloração da rã de olhos vermelhos ajuda-a a esconder-se entre as folhas verdes.

A Rã-de-flecha-venenosa

A pequena rã-de-flecha-de-veneno segrega um veneno mortal de suas cortas. Algumas pessoas da floresta tropical colocam esse veneno na ponta das suas flechas e usam-nas para a caça. Essas rãs têm marcas brilhantes em sua pele para alertar seus predadores do perigo de comê-las. A mais venenosa é a rã dourada de flecha venenosa da Colômbia. Uma pessoa pode morrer, bastando lamber suas costas com a ponta da língua. 

Perfil de Uma Criatura

Nome comum: Rã-dourada-de-flecha-venenosa
Nome específico: Phyllobates terribilis
Outro Nome: Rã-de-flecha-de-veneno
Encontrado: América Central e do Sul
Peso: Cerca de 28 gramas (1 onça)
Alimenta-se de: Aranhas, insetos
Inimigos: O homem
Situação: Ameaçado devido à destruição do seu habitat
Curiosidade: O veneno dessas rãs provém de comer insetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário