Florestas Tropicais, por sua situação geográfica, recebem muita chuva. Isso ajuda as florestas a crescer. As florestas tropicais formam o lar para milhões de plantas e animais.
Diferentes Camadas
 |
Floresta Tropical |
Existem níveis distintos na floresta tropical. Cada nível abriga uma grande variedade de animais. A camada emergente é formada dos topos das arvores mais altas. A cobertura é um guarda-sol de folhas. Ambos constituem o lar para insetos, pássaros, répteis, mamíferos e alguns anfíbios. A camada inferior é a área quieta e escura entre o chão e a cobertura, habitat para borboletas e pássaros. Uma grande variedade de criaturas vive no chão da floresta.
Folhas e material animal em decomposição fornecem nutrientes, retêm água e repovoam o solo.
Graças à Floresta Tropical
 |
Árvore de látex. |
As florestas tropicais tem uma camada de solo com somente 7,8-10 cm (3-4 polegadas) de espessura Esse solo é rico em folhas e material de animais mortos em decomposição. As florestas tropicais cobrem sete por cento da terra. As árvores absorvem dióxido de carbono e produzem grandes quantidades de oxigênio que as pessoas necessitam para respirar. As arvores produzem também frutos como nozes, bananas, noz-moscada, café e chá, bem como materiais uteis como borracha. Obtemos medicamentos de plantas como a pervinca e a cinchona.
A floreta tropical é um armazém rico em muitas fontes de alimentos e medicamentos.
Animais da Floresta Tropical
 |
Animais da Florestas Tropicais |
A floresta tropical tem uma vida animal exuberante. Ela abriga mais da metade dos animais do mundo. O motivo principal para que isso são as temperaturas elevadas e a abundancia de água que possibilitam uma vida confortável aos animais. Alguns animais desenvolveram também métodos únicos de proteção O inseto de bengala utiliza uma camuflagem que faz com que não possa ser visto quando está parado, enquanto o passo lento da preguiça ajuda para que permaneça despercebida dos predadores. A cobra coral é tao venenosa que consegue matar um inimigo em minutos. O hoazim afasta seus inimigos com um mau-cheiro horrível. Besouros, vespas e centopeias enganam as formigas de correição imitando seu odor para atrai-las e depois comê-las.
Os pés das rãs de arvore não são úmidos; apesar disso, elas têm os dedos dos pés pegajosos, o que lhes ajuda a escalar árvores.
Plantas da Floresta Tropical
 |
Mangues |
As plantas utilizam-se de métodos diferentes para adaptar-se à floresta tropical. Orquídeas crescem no alto das arvores e têm raízes aéreas que absorvem a umidade do ar. Samambaias crescem sobre as arvores. Cipós e trepadeiras soltam raízes aéreas que ajudam às trepadeiras mais jovens. As plantas precisam de luz para sobreviver. A cobertura da floresta tropical retém a maior parte da luz solar, assim as arvores da floresta tropical precisam crescer depressa para receber luz. Por isso, elas são altas e esguias. Algumas dessas árvores, como os mangues equilibram-se sobre raízes de escora que crescem a partir do tronco e suportam a árvore. Folhas grandes ajudam também a absorver o máximo possível de luz solar. Algumas árvores possuem caules de folhas que giram com o movimento do sol para captar o máximo de luz do sol.
Rãs na floresta tropical tem pele lisa e apresentam cores brilhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário