quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A vida Começa...

A Terra acabou de se formar há mais de 4,5 bilhões de anos. Nos primeiros 500 milhões de anos, a superfície do planeta foi resfriando lentamente e formando uma crosta sólida. No fim desse período, vulcões soltaram gases que vinham do núcleo do planeta, criando uma atmosfera e dióxido de carbono, o vapor d'água. Conforme a Terra continuou esfriando, o vapor d'água se transformou em chuva, que encheu os mares. Fragmentos de rocha encontrados na Groenlândia (veja abaixo) revelaram que a primeira de todas as formas de vida foi um tipo de bactéria verde que se reproduziu nos oceanos há 3,5 bilhões de anos- quase na mesma época em que os oceanos surgiram.


Como tudo começou?

Os mais antigos fragmentos da superfície da Terra foram encontrados na Groenlândia. Datados de 3,85 bilhões de anos atrás, eles não contém nenhum fóssil, mas as substâncias químicas em seu interior provam que a vida, na forma de bactérias verdes, já existia quando as rochas do planeta se formaram. Naquele tempo, a Terra era golpeada por asteróides, radiação ultravioleta mortal e raios cósmicos. Como não havia camada de ozônio para protege-la, ela era bastante radioativa. Existem quatro teorias principais que tentam explicar como esse ambiente inóspito produziu vida.

Sopa Primordial.                                                                                A vida pode ter surgido espontaneamente a partir de reações químicas entre os gases da atmosfera da época e a água dos primeiros oceanos. Raios elétricos da atmosfera, ao atingirem a mistura lamacenta dos oceanos, podem ter produzido gorduras, proteínas e açucares, que são a base das células vivas.


Fendas Submarinas.

As profundezas dos oceanos são "respiradouros hidrotérmicos" por onde os gases vulcânicos escapam do núcleo da Terra. Certas bactérias não precisam de luz do Sol ou de comida - sobrevivem no fundo do mar, tirando energia do enxofre que existe nesses gases. As primeiras formas de vida podem ter surgido nesse ambiente, onde estavam a salvo dos ataques de asteróides.



Vida do Espaço.


As substâncias químicas básicas para a existência de vida podem ter vindo do espaço. Alguns meteoritos que caem na Terra contêm - moléculas orgânicas que são os pilares das células vivas. Muitos milhares de toneladas dessas moléculas pousam na Terra a cada ano. No passado, isso pode ter gerado as primeiras fagulhas de vida.



Grande Experimento.

Talvez a vida tenha sido enviada à Terra por alienígenas. Mas será que qualquer coisa viva resistiria a uma jornada pelo espaço, sem ar nem água e num frio tão intenso?
é possível que um microorganismo consiga fazer isso ni interior de um meteorito. Afinal, já forma achadas bactérias que sobreviveram 25 milhões de anos no estômago de uma abelha fossilizada.




O que é a vida? Criaturas viva (seres capazes de crescer e se reproduzir) são compostas de células - sacos feito de uma membrana gordurosa e cheios de substâncias químicas. Nos primeiros 3 bilhões de anos da Terra, nenhum ser tinha mais do que uma célula. No corpo humano há pelo menos 10 trilhões de células.


Parceria com: www.biogiba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário