quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Um Mundo em Transformação





A Terra mudou bastante ao longo do tempo. Sua temperatura variou entre a tropical e a congelante. Sua superfície oi se transformando, deslocando continentes e criando montanhas. Todas as espécies do planeta também mudaram, mas nada trouxe consequências tão drásticas quanto o desenvolvimento da humanidade. 
Quebra- Cabeça
As placas que formam a superfície da Terra estão sempre se movendo, por isso o mapa- múndi já foi bem diferente do que é hoje. O oeste da África e o leste da América do Sul se encaixam como peças de um enorme quebra- cabeça. No começo da época dos dinossauros, esses territórios ficavam unidos, mas começaram a se separar 150 milhões de anos atrás e continuam se distanciando desde então.


A Chegada dos Humanos

Vária espécies como a dos mamutes,
foram extintas após entrarem em contato
com o homem - predador inteligente que
usava cães e lanças para caçar.
O homem pertence a uma espécie chamada Homo sapiens.Nossos ancestrais surgiram há pouco menos de 2 milhões de anos. À medida que se espalharam pela Terra, eles passaram por mudanças imensas. Aprenderam a caçar e a comer os grandes mamíferos e domaram animais selvagens. Também começaram a viver em colônias e a cultivar a terra, mudando a face do planeta para sempre.





O Mapa Mundi

Como era o Planeta quando o Homem começou a Povoa- lo


1. O homem é originário da região localizada logo abaixo do deserto do Saara, na África. Durante as eras glaciais, os humanos puderam cruzar o deserto e se espalhar pelo sudoeste da Ásia.

2. Depois, cerca de 50 mil anos atrás, eles se espalharam pela Europa e pela Austrália.

3. O último lugar alcançado pelos humanos deve ter sido a América, há 12 mil anos . No continente, eles encontraram manadas de mamíferos incrivelmente grandes. No Norte, havia bisões gigantes, mamutes e espécies de camelos enormes.

4. No sul, eles caçaram preguiças gigantescas e outras presas fáceis para se alimentar. Foram extintas 75 diferentes espécies nos primeiros mil anos de ocupação humana.

Uma das mais antigas cidades conhecidas chama-se Catal Huyuk e ica na atual Turquia. Agricultores viveram lá há 8.500 anos.

Termostato Ligado

Nós vivemos em tempos mais ou menos frios, com grandes camadas de gelo nos pólos. Mas a Terra já foi muito mais fria do que agora - e bem mais quente também. Nos últimos 2,5 milhões de anos, é como se alguém tivesse regulado o termostato do planeta para manter altas temperaturas, depois baixas, e assim por diante a cada mais ou menos 100 mil anos.


BOLA DE NEVE
Entre 900 e 600 milhões de anos atrás, a Terra 
ficou coberta de gelo em quatro ocasiões.
Por causa dos vulcões, que soltaram dióxido de
carbono na atmosfera, o planeta foi se
aquecendo devagar.
QUE CALORÃO
O dióxido de carbono que existe na atmosfera 
captura e mantém o calor e mantém o color 
do Sol. No tempo dos dinos, havia muito mais 
desse gás. O planeta era tão quente que não 
existia gelo nos pólos.

Placas Tectônicas

Há sete placas tectônicas enormes e 23 menores (elas se movimentam o tempo todo). Algumas chegam a se deslocar mais de 8 centímetros por ano. Os terremotos ocorrem ao longo das falhas entre duas placas quando elas se movem em direções opostas. Grandes vales se formam nos locais em que duas placas se separam.


A superfície terrestre é uma crosta que está sobre uma camada de magma viscoso . Quanto mais perto do centro do planeta , maior é a temperatura. O núcleo é de ferro sólido, envolto por uma camada líquida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário