quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Conexões do DNA

Será que um peixe pode ter algo em comum com uma bananeira?
Pois acredite: todas as coisas vivas na Terra- pessoas, animais, plantas e fungos-  estão ligadas e compartilham algo, o DNA. Essa sigla é a abreviação em inglês,ácido desoxirribonucleico. O DNA é uma molécula grande, onde estão todas as informações biológicas de que um organismo precisa para crescer e se desenvolver. Desde os organismos unicelulares (como as bactérias) aos chamados organismos multicelulares (como os animais), todos têm DNA. Comparando o DNA de duas espécies diferentes, os cientistas podem avaliar o grau de parentesco que existe entre elas. Em geral, espécies distintas possuem DNA pouco semelhante. E organismos da mesma espécie dificilmente apresentam grandes diferenças. Seu DNA, por exemplo, é  99,9%, idêntico ao da pessoa ao seu lado  e ao de todos os humanos da Terra.

Primos Pelo DNA.

Humanos e ratos compartilham
cerca de 90% da sequência de DNA.
Por isso, esses bichos são usados
nas pesquisas médicas.

Para avaliar o grau de parentesco , os cientistas comparam o DNA das espécies. Em geral, quanto menor a diferença, menos tempo se passou desde que as espécies analisadas compartilharam um ancestral em comum. Por exemplo, chimpanzés e orangotangos compartilharam cerca de 97% da sua sequência de DNA. Isso significa que eles têm um parentesco muito próximo.



Mais Próximo do que Você Pensa.

Este orangotango e a maçã parecem não ter nada em comum. A maçã é um vegetal, enquanto o orangotango é um animal. A fruta tem um revestimento de cera e o bicho, a pele coberta de pelos. Apesar das diferenças, tanto a maçã como o orangotango foram formados a partir das instruções codificadas no DNA. O DNA de todos os seres vivos é composto pelos mesmos elementos químicos: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). Com base nesses elementos, podem-se gerar coisas vivas tão diferentes quanto uma maçã e um orangotango por exemplo.


Estrutura do DNA.

A forma do DNA é como uma escada em espiral. Veja o modelo acima. Nas laterais, você pode ver a cadeia de moléculas de açúcar e fosfato que forma os corrimões dessa escada. Os degraus são formados pelos quatro elementos químicos, chamados de bases: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). Cada uma das bases se projeta de um dos corrimãos e se conecta a uma base do lado oposto. Essas duas bases interligadas são chamadas de par de bases. A adenina sempre forma par com a timina, e a citosina sempre forma par com a guanina. 

Ciclídeo Zebra Azul.


Com o passar do tempo, podem acontecer pequenas mudanças no DNA, chamadas de mutações. Essas mutações podem resultar na formação de novas espécies. O "zebra azul" é uma das 2 mil espécies de peixes ciclídeos que evoluíram durante os últimos 10 mil anos. Isso equivale a uma nova espécie a cada cinco anos.
  

   você SABIA?.......................................................................................
ALGUNS CIENTISTAS ACREDITAM QUE O CÓCCIX, O OSSO QUE FICA NO FINAL DA NOSSA COLUNA, É RESQUÍCIO DE UMA CAUDA.

Parceria com: www.biogiba.blogpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário