terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nossa atmosfera e o Efeito Estufa.

A atmosfera flutua sobre nossas cabeças como um cobertor invisível que circunda o mundo. Graças a ela nosso planeta é um lugar tão cheio de vida! A atmosfera mantém a Terra na temperatura certa para que as plantas floresçam e produzam o gás que fornece a vida: o oxigênio.

O AR QUE RESPIRAMOS.
É incrível que exista tanto oxigênio na atmosfera terrestre. Por uma razão: ele é altamente reativo se combina facilmente com outros elementos para formar compostos vitais como a água. E também é o único gás de que toda a vida animal no planeta precisa precisa para sobreviver. Então, como existe tanto oxigênio livre na atmosfera? Isso acontece porque muitas plantas e micróbios o produzem sem parar.

Camadas de Ar.
A atmosfera tem quatro camadas. O ar que respiramos fica na troposfera. Na verdade, cerca de 80 a 90% do ar da Terra está nesse nível, onde é mantido pela força da gravidade. Quase todo o ar que sobra está na estratosfera, acima das nuvens, onde voam os aviões. Do lado de fora das aeronaves, o ar é rarefeito demais para ser respirado. Mais acima, na mesosfera, a temperatura cai bastante, chegando a 90 graus Celsius negativos. E na  termosfera, quanto maior a altitude mais quente é o ar. A temperatura pode alcançar os 1.500 graus Celsius lá em cima. Não há um limite exato para o fim da atmosfera- ela vai sumindo até se tornar espaço.

A ATMOSFERA TEM QUATRO CAMADAS

CAMADAS
TROPOSFERA
ESTRATOSFERA
MESOSFERA
TERMOSFERA
ALTITUDE
0-10km (10 milhas)
50km(30 milhas)
85Km(50 milhas)
500km(310milhas)
O QUE IREMOS ENCONTRAR  LÁ?
Aviões a Jato
Monte Everest
Camada de Ozônio
Balões Meteorológicos
Meteoros
Auroras Boreal e Austral
Ônibus Espacial
Satélites

Sem atmosfera a temperatura média da Terra seria de 6 graus Celsius negativos.

O SOL E A ATMOSFERA.
A energia do Sol chega a Terra em ondas "curtas" chamadas radiação solar.

*84% da radiação solar é absorvida pelas rochas, pelo solo e pela água do planeta, onde se transforma em ondas "longas" (o tipo de calor captado por câmeras infravermelho). A atmosfera impede que algumas dessas ondas se dispersem no espaço.

*10% da radiação solar ricocheteia na superfície terrestre e volta ao espaço.

*6% da radiação solar é refletida por moléculas presentes na atmosfera a volta ao espaço.

O efeito estufa.

Vapor d'água, dióxido de carbono, metano e outros gases da atmosfera absorvem as ondas longas da radiação de calor e a devolvem a Terra. É igual ao que acontece quando você se enrola num edredom: o calor de seu corpo não escapa, mas parte dele é absorvida pela coberta. A outra parte volta para seu corpo e você se aquece aos poucos. No entanto, você não esquenta sem parar porque parte do calor do edredom escapa e se dilui no ar.

*94% do calor do Sol entra através da atmosfera.
*Uma parte do calor escapa da atmosfera mas a maioria é refletida de volta pelos gases do efeito estufa.

O que deu errado? Os gases que causam o efeito estufa estão aumentando porque nós mudamos o equilíbrio atmosférico por meio da queima de combustíveis fósseis e de outras atividades que produzem dióxido de carbono e metano. Eles mantêm mais calor dentro da atmosfera, e isso provoca o aquecimento global.

A camada de Ozônio.

O que ela faz? Ozônio é uma molécula que existe numa fina camada da estratosfera, a 7 quilômetros de altitude. A camada de ozônio absorve a maior parte da radiação ultravioleta do Sol, que é nociva, impedindo-a de alcançar a Terra. Sem ela, a luz solar  pode ser muito prejudicial para o corpo humano, causando queimaduras, câncer de pele e catarata nos olhos.
Em 1985, cientistas ingleses descobriram que quase metade do ozônio que ficava sobre a Antártica havia desaparecido. Isso aconteceu porque os gases chamados clorofluorcarbonos (CFCs) têm se espalhado pela estratosfera e vêm destruído o ozônio há 100 anos.
O gás CFC era usado em aerossóis e geladeiras. Agora, ele praticamente não é mais utilizado. A rápida descontinuação do uso do CFCs mostra que se houver necessidade, todos os países podem trabalhar juntos para mudar as coisas.
Boas novas: o buraco na camada de ozônio está diminuindo e ela voltará ao normal em 2050.

Minha Opinião: Na minha opinião não se pode causar um buraco na camada de ozônio, pois a mesma é composta por gases, mas se pode diminuir o número das moléculas de determinado gás, ou seja aonde havia tal gás é substituído por outro tipo de gás. Não causando um buraco mas sim a extinção do gás em determinado local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário