O Homo sapiens é a mais bem- sucedida de todas as espécies- a humanidade realmente tomou conta da Terra. A população mundial chegou à marca dos 6 bilhões de indivíduos em 1999. Em meados de 2005, chegou aos 6,5 bilhões. Em 2006, essa conta acrescentou mais de 90 milhões de pessoas.
Os Estudos mais recentes indicam que a Terra terá cerca de 9 bilhões de pessoas em 2075.
Mais de quatro bebês nascem a cada segundo. Enquanto você lê esse parágrafo, a população do planeta ganha 20 recém nascidos. Para cada quatro crianças que nascem, menos de duas pessoas morrem. Por isso a população cresce sem parar. Se esse ritmo se mantiver, a Terra terá 44 bilhões de pessoas até o fim do século.
Mas a tendência é a de que esse crescimento se estabilize, pois vem diminuindo o número de filhos por família. Um estudo recente mostra que a população atingirá seu pico em 2075, com cerca de 9 bilhões de pessoas.
A China tem a maior população do planeta. Há mais de 1,3 bilhão de chineses . A Índia possui mais de 1,1 bilhão de habitantes. Somadas, as duas nações abrigam um terço de pessoas do planeta. O terceiro país mais populoso são os Estado Unidos, que têm cerca de 300 milhões de habitantes.
Onde vive toda essa gente? Em 2007, pela primeira vez na história, metade da população da Terra passou a viver em cidades. E o número de moradores dos centros urbanos deve crescer ainda mais: era 309 milhões em 1950 e deve chegar a 3,9 bilhões em 2030. Mais gente precisará de moradia e saneamento básico, o que vai gerar mais poluição e mais concreto, além de menos áreas verdes.
A biodiversidade está ameaçada. A existência de tanta gente provoca um sério impacto sobre os demais habitantes do planeta. Muitas espécies estão desaparecendo porque nós, humanos, produzimos grandes mudanças nos lugares onde elas vivem. Existem entre 10 e 30 milhões de espécies na Terra, mas milhares, como o tigre, correm o risco de extinção.
A sexta extinção em massa...
Enquanto várias espécies desaparecem, a população de baratas e ratos cresce. |
Os cientistas acreditam que a Terra perde 30 mil espécies por ano. Isso equivale a três espécies desaparecendo a cada hora. Ao longo do tempo, já aconteceram 5 extinções em massa. Todas ocorreram devido a grandes fenômenos geológicos, como a provável queda do asteroide que provocou o fim dos dinossauros. Estamos no sexto processo de extinção em massa. Quase um quarto das espécies de mamíferos e uma a cada oito espécies de aves devem deixar de existir nos próximos 25 anos. Mas, desta vez, não há um grande fenômeno ecológico acontecendo, há apenas uma espécie destruindo habitats e alterando a atmosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário